quarta-feira, 11 de junho de 2014
Estou aqui esperando meus papeis pra poder marcar o visto e também tendo mini desesperos diários pensando que falta muito pouco tempo e com medo de não ter data pra marcar a entrevista no consulado. Todos falam que vai dar tempo mas né...

Enquanto isso queria falar sobre coisas que aprendi nesse processo desde a inscrição até o match. Lembrando que são coisas que EU aprendi/senti/vi que funciona. Enfim, cada caso é um caso.

- Antes de fazer a inscrição, li muito a respeito, entrei nos grupos do facebook, li blogs, desisti de ir, resolvi ir de novo, desisti de ir, resolvi ir de novo, desisti de ir, resolvi ir de novo...(SIM, foi exatamente isso que aconteceu!), mas quando fiz a inscrição, tive certeza que sim, quero ir, e nenhum dia depois disso tive vontade de não ir. (na verdade tive, mas foram por outros problemas familiares e não por EU não querer ir de fato). Então, acho que antes de fazer a inscrição, pense bem se é isso mesmo que você quer! Esse intercâmbio não é só farra e viagem como os outros, vamos trabalhar meeesmo! O custo x benefício compensa pra você? Você é flexível? Paciente? Sabe engolir alguns sapos em prol da boa convivência? Tem mente aberta? VAI FUNDO então. Antes eu queria desistir por várias razões diferentes: ficar mais 1 ano longe de casa, medo de não aguentar o trabalho, medo de cair numa família perigo, idade, ter que passar mais um natal/ano novo longe da minha família e amigos, e muitos outros motivos. Acho que fiquei pensando por mais de 1 mês. Quando eu estava quase adormecendo meu sonho de fazer intercâmbio, a Experimento me ligou pra ir numa palestra. Sai de lá decidida.

- Inscrição feita, hora de preencher formulários. É muita informação que você precisa reunir, muitos documentos que talvez você nem tenha ainda. O que eu fiz e me ajudou foi listar tudo o que eu tinha que fazer. Eu costumava fazer isso no trabalho, listava as coisas, principalmente as coisas mais chatas de se fazer em papeizinhos. Esses papeis ficavam me olhando hahaha e eu queria me livrar deles logo e acabava fazendo mais rápido e fora que não esquecia nada. E a melhor parte era: rasgar o papel e jogar no lixo! Enfim, listei tudo o que tinha que fazer e, além disso, me dei prazos para terminar. Pra entregar o application me dei 1 mês e acabei entregando antes disso! :) Isso funciona MESMO!

- Nessa hora você pode perceber que seu passaporte vai vencer no próximo ano (meu caso!), que você não faz ideia por onde anda sua carteirinha de vacinação (meu caso!), que depois de achá-la você ainda tem umas vacinas pra tomar (meu caso de novo!). Tudo isso leva um tempinho! O que faltava pra mim era fácil de resolver, mas tem meninas que precisam tirar habilitação, tomar tooodas as vacinas porque perderam de vez a carteirinha, fazer teste de tuberculose porque não tomou a BCG e pior, não tem o inglês intermediário e não passariam no teste, o que leva mais tempo ainda...São muitas as possibilidades, então quanto antes você ver o que falta melhor, assim você já começa a correr atrás.

- O vídeo foi uma parte bem estressante pra mim. Já falei um pouco dele em outro post, mas resumindo, eu nunca ficava satisfeita, quando achava que era aquele que eu queria acabava vendo defeito e fazia de novo. O bom de tudo isso é que no último vídeo que gravei já tinha decorado minhas falas e ficou mais natural. Tem gente que dá um jeito de ler, que grava em algum lugar e usa fone de ouvido e vai falando...aí vai do que você achar melhor. O importante é sorrir, falar claramente, procurar um lugar com iluminação boa, usar uma roupa adequada, maquiagem leve...Lembre-se que o vídeo é onde a família vê como você se expressa e também seu nível de inglês. Além disso, se eu fosse uma host Family, pelo vídeo eu já veria se a menina combina com a minha família, pelos interesses e também pelo que ela demonstra. Claro que é apenas uma impressão inicial, mas um bom vídeo chama a atenção sim!

- Assim como o vídeo, a carta é MUITO importante. Na hora de escrever a carta da família, eu listei tópicos do que queria falar e também o que a agência recomendava. Só assim já foi fácil conseguir as 600 palavras. Aproveite pra falar sobre mais coisas que não deu pra falar no vídeo porque ele só pode ter 2 min. Fale sobre seus hobbies, interesses, esportes que curte...

- O que eu percebi através da MINHA carta e do MEU vídeo, é que eles chamaram sim atenção das famílias. Não porque eles estivessem ótimos hahaha, mas porque eu falei sobre o que eu gostava e também o que eu esperava que a minha relação com a família fosse. Pra exemplificar melhor: No meu vídeo, disse que gostava de ginástica artística, futebol, ballet, e eu realmente amo tudo isso! Na minha carta disse que eu queria ser uma pessoa que as crianças gostem de se lembrar no futuro e ser alguém que elas confiem. A minha hostmom mencionou que gostou muito desses dois trechos! E foi por eu ter dito que gostava de ginástica artística que ela me selecionou pra conhecer. Por quê? Ela era treinadora :) O que eu quero dizer é que no site da APIA tem MUUUUITAS meninas, de todos os lugares do mundo e as famílias na hora da escolha precisam ter critérios de eliminação, porque senão seria impossível ver TODOS os perfis. Então quanto mais informações pessoais que derem sobre vocês, melhor! De novo, isso comigo deu super certo. A minha hostmom só conversou comigo depois que me selecionou pra conhecer e acabamos fechando! Não foi só a família do meu match que mencionou meu vídeo/carta no contato que tive com eles. Tem família que manda o e-mail padrão pra várias meninas, mas tem famílias que realmente gostaram do que você disse e por isso estão falando com você. CAPRICHE!

- Quando entregar tudo, tenha paciência! A sua agente vai revisar e mandar pra APIA. Demora. Tem gente que tem sorte. Me considero sortuda porque comigo foram 3 semanas. E depois de chegar na APIA, 1 dia. Mais uma vez o seu empenho vai valer a pena, porque eles não vão pedir pra você corrigir nada e será mais rápido! Comigo foi assim! Eu só tive que postar a carteirinha de vacinação no site (não sabia que precisava), atualizar umas horas de childcare (porque já tinha aumentado) e só! Já pensou ter que refazer o vídeo porque o que você submeteu está meia boca? Muito mais chato né?

- Estou online, e agora? Mais paciência! Hahaha Fiquei 3 dias sem nenhuma família e depois disso nunca mais fiquei sem família. Acordei e tinham 6 famílias! Surtei achando que não ia dar conta de falar com todos. Nessa fase também escrevi num papel informações sobre a família e como estava o contato com ela, horário e data de Skype, etc. Ajuda bastante.

- Fale com as famílias que entrarem no seu perfil. Tem família que logo manda e-mail (todas as primeiras famílias que entraram no meu perfil mandaram), tem umas que não mandam e nem respondem você e some, tem umas que você dispensa porque são 5 kids. Saiba o seu limite. Eu não daria conta! Mas tem gente que consegue e até gosta. Enfim, vai de cada uma. Vou cuidar de 3 meninas e não acho que será sempre fácil, mas to confiante que vou conseguir! Hahaha

- Não deixe sua empolgação se confundir com o feeling. Sim, ele existe! Desde que vi as fotos da minha família quando entraram no perfil eu sabia que queria elas! Depois do Skype então, tive a certeza. Mas antes disso eu já tinha conversado por skype com 2 famílias e considerei fechar com elas. Por medo de não terem mais famílias que me quisessem hahaha. Mas parei e pensei realmente se tinha gostado, se as regras dariam certo pra mim, etc...Já é difícil morar com pessoas que você mal conhece, então faça uma boa escolha pra que você não tenha que passar por um rematch e para que você talvez construa uma amizade com a família. Tem gente que diz que isso não existe. Eu posso me precipitar dizendo que não se pode generalizar. Mas eu estou com o coração aberto e querendo que isso aconteça sim! Quero lembrar desse ano pro resto da vida! Quero participar da vida das minhas meninas! Pensamento positivo ajuda sempre!

Esse post já está enorme sorry então depois continuo ele, falando sobre o match em diante! 

Beijo!

0 comentários:

Postar um comentário

Laryssa

Laryssa

Info

26 anos. Santista (de casa e de time). Administradora desde 2010. Sonhadora desde sempre. Mais uma Au Pair brasileira nos Estados Unidos. Após ler incríveis relatos das que já estão por lá, resolvi criar esse blog como lembrete de que às vezes, mesmo que a gente não possa mudar algumas coisas que não dependem de nós, podemos sim fazer um bom dia pra poder continuar a alcançar nossos sonhos!

Processo

Ida à agência pela primeira vez: 21/02/2014;
Palestra na Experimento: 22/03/2014;
Inscrição na Experimento/APIA: 26/03/2014;
Vacinas: 28/03/2014;
Passaporte: 11/04/2014;
Entrega do application: 23/04/2014;
Itep (test): 24/04/2014;
Itep (resultado): 29/04/2014;
Online: 20/05/2014;
Match: 06/06/2014;
Visto: 24/06/2014;
Embarque: 21/07/2014;

Famílias

13 famílias interessadas em 16 dias

MATCH
Cidade: Wayland - MA
Kids: 3 girls (twins 3yo e 6yo)

Rematch
Cidade: Chestnut Hill - MA
Kids: 2 boys (6yo e 9yo)

Followers